Quem é o responsável pela documentação do seu produto?

Vitor Pires
3 min readSep 24, 2018

--

Quem nunca teve discussões sobre a documentação necessária para orientar o seu desenvolvimento? Queixas como, “a documentação é gigante” ou“é insuficiente” e “ela não está clara”.

Pelo que percebi, não existe muita documentação e nem pouca, cada lugar tem a quantidade de documentação necessária para o seu desenvolvimento.

Mas quem é o responsável pela documentação do seu produto?

Neste texto, eu não vou debater sobre quais informações deve ter na sua documentação. Aqui, vou focar em mostrar as minhas percepções que tive sobre a evolução dos responsáveis pela documentação.

Produto vs Engenharia

Neste primeiro nível de maturidade, temos uma separação clara de como os times trabalham. Assim a equipe de Produto traz os requisitos e Engenharia desenvolve, simples de entender, certo?

Mas na prática não é tão simples assim, desta forma, parece que existe uma hierarquia entre os times, o que sabemos que não é verdade. Estes times devem trabalhar em conjunto e de forma lateral.

Vejo que este modelo pode gerar várias discussões e insatisfações dos dois times, e o pior, não estamos tendo uma visão 360 do desafio a ser desenvolvido, estamos vendo apenas um lado.

A equipe de Produto pode projetar algo complexo para ser desenvolvido e perder velocidade de desenvolvimento, sendo que o time de Engenharia poderia recomendar soluções técnicas que resolva o mesmo problema com mais agilidade. Afinal, eles conhecem melhor do que ninguém o que está nos bastidores.

Produto + Engenharia

Agora temos a união dos poderes de Engenharia e Produto, para investigar e correr atrás das necessidades de negócio.

Este trabalho em equipe melhora o relacionamento entre os times, e a documentação é feita a 4 mãos, a responsabilidade é compartilhada. Afinal, os requisitos técnicos e de negócio estão em harmonia e definidos em conjunto.

Neste modelo, dado que temos bem definido o “o que resolver”, o “como resolver” sairá mais fácil e objetivo. Mas ainda estamos tendo apenas dois terços da visão do negócio.

O produto é nosso

Mesmo que os times estejam trabalhando em acordo, apenas Produto e Engenharia não são 100% capazes de entender/resolver todos os problemas. Eles devem sempre recorrer as pessoas interessadas/impactadas pelo negócio: cliente externo e interno, usuário final e terceiros.

A combinação dos conhecimentos destas áreas consegue criar uma solução com uma visão mais completa. Então fazer uma investigação desde o estágio inicial, a 6 mãos, faz com que seja um caminho mais assertivo.

Isso é uma das práticas que as metodologias de discovery tentam trazer, ter todos na mesma mesa olhando para o mesmo problema, descobrindo toda a história por trás do negócio, para construir o produto certo. Normalmente, elas abordam uma dinâmica mais analógica, onde as pessoas conseguem aliviar a carga mental e materializar as suas soluções em quadros, papéis e post-its.

Agora, com todos na mesma página, fica mais fácil documentar e especificar o que deve ser desenvolvido. As discussões de diferentes opiniões sobre o produto, apenas significa que todos se importam com o produto e querem o seu bem.

Conforme o seu time vai entrando em sincronia, não temos o responsável pela documentação do produto, mas sim os responsáveis. Entretanto, mesmo com este grupo envolvido, ainda não garantimos que o produto esteja totalmente definido de como ele deveria ser, em seguida precisamos de testes e validações, afinal, o uso que define o produto.

“O uso define o produto”

Como você pode ver, este texto não é apenas sobre documentação, mas também sobre a maturidade do seu processo e do trabalho em equipe. Acredito que a integração entre os times e a comunicação é o que traz um bom fluxo de trabalho e deixa todos na mesma página.

O sentimento de dono do produto deve ser o mesmo pela documentação, se ela é essencial para todo o time, então todo o time deve se importar. Ela é o que vai garantir que estamos seguindo o que foi planejado e acordado entre as partes interessadas.

E aí, qual a maturidade do seu time quando o assunto é documentação? Tem uma visão diferente? Vamos conversar, é só deixar nos comentários.

--

--